DONATELLOOO


Donato di Niccoló di Betto Bardi, conhecido apenas por Donatello, foi um importante escultor italiano do período do Renascimento Cultural. Nasceu em 1386, na cidade de Florença, e morreu em 1466 na mesma cidade.

Seus primeiros conhecimentos artísticos vieram do treinamento que recebeu numa oficina de ourives. Trabalhou também um curto período de tempo na oficina do artista Lorenzo Ghiberti. Esteve em Roma, e estudou a arquitetura de vários edifícios romanos, além do Panteão.

Davi
Davi

Em 1405, Donatello retornou para Floreça e deu início a uma série de trabalhos. Fez duas pequenas estátuas de profetas para a Catedral de Florença. Em 1408, trabalhou na elaboração do Duomo de Florença, participando com a escultura “Davi”, feita em mármore.

São João Evangelista
São João Evangelista – 1411

Esta obra destacou-se por sua composição clássica e humana, sendo que foi realizada com estudos anatômicos.

 

São Jorge
São Jorge – 1417
São Ludovico em Tolosa - 1423
São Ludovico em Tolosa – 1423
“O Profeta imberbe”, “O Profeta barbudo”, “O Sacrifício de Isaac”, “O Profeta Abacuc ” e “O Profeta Jeremias”.

As cinco esculturas feitas para o Duomo, entre os anos de 1415 e 1426.

Monumento fúnebre do Papa João XXII
Monumento fúnebre do Papa João XXII

Entre os anos de1425 e 1427, trabalhou junto com artista plástico Michelozzo na produção do Battistero, monumento fúnebre do Papa João XXII. Neste trabalho, Donatello esculpiu em bronze o corpo do papa morto.

Tabernáculo do Sacramento
Tabernáculo do Sacramento

No começo de 1430, fez importantes trabalhos na cidade de Roma. Esculpiu, para a Basílica de São Pedro, o “Tabernáculo do Sacramento”.

Apóstolos
Apóstolos
Cosme e Damião
Cosme e Damião
Mártires
Mártires
Doutores da Igreja
Doutores da Igreja

Entre os anos de 1437 e 1443, trabalhou na porta da Igreja de São Lourenço. Esculpiu “Apóstolos”, “Cosme e Damião”, “Mártires” e “Doutores da Igreja”.

19-111310360446512

Entre os anos de 1443 e 1450, elaborou mais uma grande obra. Foi para a cidade de Pádua esculpir uma estátua equestre, em mármore, de Erasmo de Narni, conhecido como “Gattamelata”.

Madalena
Madalena

Retornou para Florença em 1453 e esculpiu, em madeira, a obra “Madalena”. Esta escultura, já nos últimos anos de sua vida, marca uma nova fase artística na vida de Donatello, pois privilegia a expressão do rosto e valoriza os sentimentos.

Judite e Holofernes
Judite e Holofernes

Em 1455, esculpiu a obra “Judite e Holofernes”, encomendada por Piero de Médici. A obra é marcada por vários valores simbólicos sobre os sentimentos e comportamentos humanos.


ARQUITETURA RENASCENTISTA

A arquitetura renascentista baseia-se na clássica, mas não a copia. O impulso renascentista faz ressurgir o Tratado de Vitrúvio, achado em 1415 em Monte Casino, dele surgem outros tratados como o de Re Aedificatoria (A Arte da Edificação) de Leone Battista Alberti. Quando o arquiteto italiano Filippo Brunelleschi (1377-1446) projetou a catedral de Florença fez uma combinação de elementos clássicos com o método gótico de construção, dando assim início a um estilo novo e promissor. Ao projetar a capela Pazzi, também em Florença, Brunelleschi utiliza a Seção Áurea, que faz com que todo o conjunto esteja em harmonia.

800px-Tempietto05

No renascimento, os projetos de casas particulares tomam grande importância como no caso da Villa Rotonda, projetada por Andrea Palladio (1508-1580), que influenciou muitos arquitetos por séculos. Na França e na Alemanha o renascimento só aparece no final do século XVI, ainda conservando traços da arquitetura gótica.

imagem_010

O que caracteriza a arquitetura renascentista é o fato de basear suas medidas em relação ao homem, como na arquitetura grega, o homem é a medida de todas as coisas, mas ao contrário da arquitetura romana , que busca a monumentalidade mais do que a escala humana.

REFERÊNCIA

http://www.suapesquisa.com/biografias/donatello.htm

http://www.coladaweb.com/artes/arquitetura/arquitetura-renascentista

INTEGRANTES

LUANA BOENO

CAROL PARO

LAVINIA FERNANDES